Plantel 2016/2017

Plantel 2016/2017

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Feminino 1.ª Divisão – 15.ª Jorn. (Comentário)

Post retirado do site: http://www.futsal-porto-distrital.com

Escolas de Gondomar sobem ao pódio
Com o Restauradores isolados e a caminho de mais um título, descansaram nesta jornada, resta saber quem serão os seguidores nos restantes lugares no pódio. O Mindelo descansou nesta jornada, fruto da desistência do A.D. Baião, por isso restava saber como seria o jogo entre o S. Salvador e as Escolas de Gondomar. Aliás, arrisco-me a dizer que seria, provavelmente, o jogo da jornada. Arriscar um resultado seria imprevisível, face às potencialidades das duas equipas, mas nos momentos fulcrais, o S. Salvador não tem aproveitado da melhor forma, foi assim com o Restauradores e com o Mindelo.
Restava saber como se portariam face a um Gondomar em crescendo. E assim foi, mais uma vez claudicou frente a um directo adversário que tem vindo a crescer jogo a jogo e a mostrar toda a potencialidade que os caracteriza. Esperava um resultado menos expressivo, mas as meninas de Gondomar mostraram que estão neste campeonato para disputar os primeiros lugares e foram a S. Salvador golear por quatro bolas a duas, ascendendo assim, por troca directa, ao terceiro lugar.
Nos restantes encontros, nada de novo, apenas o interesse em saber como reagiria o G.D. Covelas após a saída do treinador Miguel Reis recentemente, mas já lá vamos. Outra equipa da Trofa o S. Romão cumpriu o esperado ao vencer no seu reduto o penúltimo classificado, o Penamaior por 4-2. Já o Arreigada aproveitou o mau momento das vila-condenses do Malta para subir ao oitavo lugar, vencendo por 3-2 e aproveitou a derrota do Corim frente ao Paróquia Carvalhosa, por 1-3 que assim sai da linha de descida.

No entanto, havia um outro jogo que poderia despertar atenções, Alfenense Vs Covelas, por dois motivos. A vitória das Alfenenses levaria a equipa a subir um lugar em troca directa com a equipa da Trofa e outra curiosidade era saber como reagiria a equipa após o treinador Miguel Reis ter saído do clube.
Soubemos entretanto que Fatinha, jogadora do Covelas, também “bateu com a porta”, mas não consegui apurar os motivos da sua saída. E, diga-se de passagem, que a equipa da Trofa sentiu a sua ausência. Com algumas mexidas no cinco base, a equipa do Covelas entrou um pouco na expectativa e não foi de estranhar que antes do minuto dois já o Alfenense tinha levado a bola a embater na barra por duas vezes consecutivas. Por volta dos três minutos, Patrícia cria a primeira oportunidade para as Trofenses, que viram Teresa a efectuar uma boa defesa. O jogo entrava numa toada de parada e resposta, mas perto dos dez minutos de jogo, numa excelente jogada, as Alfenenses inauguram o marcador por Paula Lage que aproveita uma desatenção defensiva das Covelenses. Aos dezoito minutos da primeira parte, Betinha tem uma oportunidade de ouro, que isolada viu a guardiã Teresa defender fora da área com as mãos, mas a dupla de arbitragem apenas sancionou o livre directo, esquecendo-se de mostrar o respectivo cartão, que seria o vermelho. Apesar da contestação, o Covelas apenas viu o seu novo treinador, Valente, a ser advertido pelo árbitro principal. Do livre nada a registar. Mas havia um duelo interessante entre Patrícia do Covelas e Teresa, a guardiã de Alfena, duelo que Teresa ganhou claramente, transformando-se na jogadora do encontro defendendo tudo o que havia para defender. Já nos minutos finais da primeira parte, aos vinte e sete, nova desatenção das Covelenses e golo de Sara Vilarinho, numa jogada ensaiada na linha lateral onde Vanessa não fica isenta de culpas. Pouco depois a dupla de arbitragem terminava a primeira parte. A segunda metade seria o espelho da primeira, aos trinta segundos Verónica a guardiã do Covelas faz uma excelente defesa e espelhava-se mais do mesmo. Do outro lado o duelo continuava, Patrícia versos Teresa, mas agora entrava outra protagonista, Celeste. Claramente o Covelas apostava nos remates de meia distância para tentar surpreender a defensiva Alfenense, mas Teresa estava em dia sim. Em dia sim estava também Paula Lage que já perto do final marca o terceiro para o Alfenense e arruma a questão. Ainda tempo para ver mais uma vez Teresa a negar o golo a Patrícia num livre de dez metros e o Alfenense também a falhar um da mesma distância. Resultado aceitável para a equipa que procurou mais o golo, no entanto o Covelas mostrou que a saída do treinador não afectou muito a estrutura da equipa. Com Marta na bancada por lesão e Fatinha por abandono da equipa, julgo que o resultado poderia ser outro com estas jogadoras em campo, no entanto o mérito vai todo para Teresa e Paula Lage que se pautaram como as melhores do Alfenense e no Covelas nota positiva, pela atitude e raça, de Patrícia. Resultado final, Alfenense 3 – 0 Covelas.

Por José Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário