Plantel 2016/2017

Plantel 2016/2017

sexta-feira, 8 de março de 2013

Comentário da 18ªJornada por Miguel Reis

Rio Ave cada vez mais primeiro

 
Com a primeira divisão já resolvida, faltando apenas saber quem desce de divisão, a segunda está ao rubro com cinco equipas a lutarem por quatro lugares de acesso.

Este fim-de-semana há dois destaques. Primeiro a vitória do Rio Ave que não perde desde a jornada sete! Extraordinário.
Depois a derrota do Oliveira do Douro frente ao Póvoa Futsal que assim se atrasa na luta do título.

Mas no sábado, o Paraíso da Foz recebeu o Penamaior e não conseguiu melhor do que um empate a uma bola. A equipa de Paços de Ferreira soma assim o seu cinto empate e encontra-se na última posição com apenas cinco pontos.

No jogo considerado por muitos como o jogo da jornada, o Póvoa foi mais feliz ao vencer o Oliveira do Douro por uma bola a zero. Num jogo muito equilibrado, o brinde saiu às poveiras.
No site do clube, Rui Casanova comenta, “Um jogo onde as duas equipas entraram dispostas a lutar pelos três pontos, cientes do que teríamos de fazer para lutar pelos três pontos entramos algo apáticas e com pouco mobilidade na quadra, o jogo foi decorrendo com muita luta no meio da quadra devido ao mútuo respeito que ambas as equipas demonstravam, e num roubo de bola inauguramos o marcador. Até ao intervalo poucas oportunidades de finalização houve no jogo. Na segunda parte fomos mais equipa e cumpridoras com os processos tanto defensivos como ofensivos e tivemos transições que só pecaram na finalização. Este foi um jogo que valeu pelos três pontos e onde não estivemos ao melhor nível.

E o líder, esse soma e segue. O Rio Ave “despachou “a equipa do Amanhã da Criança. Mas sofreu para o fazer. Durante os primeiros dez minutos o Rio Ave esteve a perder por uma bola a zero. Mesmo assim até ao intervalo ainda conseguiriam inverter a situação e foram para o descanso a vencer por duas bolas a uma. Na segunda metade, as vila-condenses tomaram conta do jogo e estabelecem o resultado final em quatro bolas a uma.
 
As maiatas do Santana tinham pela frente uma equipa que conhecem bem, o Jornada Mágica de Liliana Ponte. Num jogo em que parecia controlado pela equipa da casa, viu nos minutos iniciais as forasteiras inaugurarem o marcador. É então que as pupilas de Nelson Ramos “acordam” e conseguem o empate para pouco depois passarem para a frente do marcador. Na segunda parte, o jogo foi mais equilibrado e algo viril. E viu o Santana “perder” duas atletas com lesões graves e com prognóstico que indica paragens até ao final da época. Mas também viu a equipa a chegar ao terceiro golo. Mais relaxadas, as maiatas entregaram o jogo e o Jornada Mágica aproveitou e carregou um pouco mais na esperança de, ainda, chegar ao empate. Mas o melhor que fez, foi reduzir para três bolas a duas. Bom jogo, nem sempre bem disputado e com muita virilidade por parte das atletas. Lamentamos as lesões e estimamos as melhoras. No fim do jogo os técnicos não estavam em sintonia.
Nelson Ramos, “Foi um jogo complicado como prevíamos, mas foi uma vitória justa e penso que a diferença no marcador não espelha o que realmente se passou. Entramos a pressionar alto procurando anular a fase de construção de jogo do nosso adversário e tivemos duas oportunidades para abrir o marcador, mas falhamos e quem não marca sofre…Deste jogo só tenho a lamentar duas lesões graves que levaram as minhas atletas para o hospital e que desde já posso adiantar que terão paragens longas, sinceramente acho que há gente que não sabe estar no desporto mas não culpo a equipa adversaria culpo sim a equipa de arbitragem que deixou que elas jogassem daquela maneira e permitiu que se fizesse quase tudo! Estavam mais preocupados com o que se passava nos bancos do que o que se passava na quadra. Quero dedicar esta vitória a nossa equipa de juvenis que esteve connosco do primeiro ao último minuto, o meu obrigado, e a todos os nossos adeptos que mais uma vez estiveram a apoiar.”
Já Liliana Ponte era o rosto da desolação, “O resultado deste jogo não espelha o que fiemos em campo, principalmente na primeira parte, em que tivemos muitas ocasiões para deixar o jogo decidido. Acabamos por sofrer um golo aos dezoito minutos num contra ataque e um autogolo aos vinte e dois minutos. Na segunda parte entramos com algum nervosismo e ansiedade para marcar, o que não nos deixou clareza mental para organizar o jogo, conforme o fizemos na primeira parte. Algumas substituições forçadas permitiram quebrar o ritmo de jogo que estávamos a impor na primeira parte e apesar dos ataques constantes na segunda parte, acabamos por sofrer o terceiro golo num contra ataque. Tivemos erros defensivos que nos custaram os três pontos e algum azar, no autogolo no cair da primeira parte. Reduzimos para 3-2, mas este resultado soube a pouco.

Por fim o Amarante recebeu a Casa F. C. P. Rio Tinto e goleou por quatro bolas a zero, fechando assim a jornada dezoito e permitindo ao Amarante trocar de posições com o Marco 09. Ou seja, neste momento, beneficiando desta vitória e da folga do Marco 09, o Amarante entra nos lugares de subida com uma vantagem escassa de um ponto!

Antes de ir às alegações finais, gostaríamos de pedir desculpas pelo facto de não ter havido comentários na passada semana, mas lamentavelmente foi impossível o envio do mesmo para a redação.
Talvez por isso, esta semana não chegaram ao email os comentários dos jogos, como habitualmente o fazem os treinadores dos clubes. Assim este é o comentário possível, com a informação disponível.
 
Na próxima semana, haverá um jogo de emoções fortes. O Oliveira do Douro Vs Rio Ave. Jogo que está a ser preparado pelas duas equipas como jogo do título. Apesar de achar ainda muito cedo para se falar em títulos, é um facto que se o Rio Ave vencer este encontro, então, pode bem sonhar com o feito, pois fica com vantagem suficiente para gerir o resto do campeonato. Mas segundo apuramos, este jogo poderá ser de alto risco pelos antecedentes que aconteceram no jogo da primeira volta. Por isso apelamos que o fair play impere e não estraguem o pouco que já conseguiram obter.
Mesmo assim, o Rio Ave continua de pedra e cal na liderança e está bem lançado para a conquista do titulo. 
Elogio para as poveiras do Póvoa Futsal que entraram na guerra do segundo lugar com o Oliveira do Douro, que não tem aproveitado e vem perdendo pontos nos últimos jogos.

Veremos como correrá este fim-de-semana.
Por hoje é tudo. Vemo-nos para a semana.


Sem comentários:

Enviar um comentário