Plantel 2016/2017

Plantel 2016/2017

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Comentário da 13ªJornada por Miguel Reis

Oliveira do Douro perde liderança no fim da primeira volta
 
Continua a dança de clubes nos cinco primeiros lugares onde quatro deles garantem a subida à primeira divisão. Este fim-de-semana, o Rio Ave aproveitou bem o descanso do, até então líder Oliveira do Douro para passar para a frente a apenas um ponto de distância.
Mas já lá vamos.

Primeiro damos um salto até ao jogo entre o Paraíso SC Foz Vs. AD Amarante, num jogo onde a AD Amarante seria inicialmente favorita, apesar de vir de duas derrotas seguidas. A AD Amarante iniciou bem o jogo, estando por cima durante quase toda a primeira parte, onde conseguiu obter dois golos sem resposta apesar do Paraíso da Foz ter criado duas ou três situações de golo sem êxito. A segunda parte começou logo com mais um golo da AD Amarante, mantendo-se sempre por cima do jogo, mas sempre com alguns contra ataques muito perigosos do Paraíso, que apenas conseguiu concretizar por uma vez. O resultado final foi de um para o Paraíso da Foz e seis para AD Amarante mostrando também no campo o seu favoritismo antes do jogo iniciar. Mais um bom jogo de futsal com todo o fair play que deve existir nestes jogos.

No sábado, o Póvoa Futsal recebia o último classificado, a Casa FC Porto Rio Tinto e não complicou. Com uma primeira parte muito forte, cedo impuseram a sua qualidade na quadra e não foi de estranhar que ao intervalo já venciam por dois golos de diferença. Na segunda parte, a Casa do FC Porto Rio Tinto conseguiu discutir mais o jogo e até teve algumas oportunidades de fazer o tento de honra, mas quis o destino que nada se alterasse até final. Mais três pontos para a equipa de Rui Casanova que assim solidifica a terceira posição, mas a piscar o olho ao primeiro lugar onde está a apenas escassos dois pontos. Jaime Cabral é um exemplo de fair play em todos os comentários que faz das suas partidas e desta vez não fugiu à regra, “Vitória sem contestação por parte do Póvoa. São uma equipa muito forte, apesar de nós na segunda parte termos discutido o jogo. Uma palavra para as minhas meninas que estão a crescer de jogo para jogo”, apesar de ultimo classificado, esta equipa não desarma e isso é positivo para a formação das atletas como jogadoras e pessoas.

Ainda no sábado, o Rio Ave FC recebia no seu último reduto a AD Marco 09. Jogo que seria vital para as vila-condenses e também muito equilibrado. A provar isso é que ao intervalo o resultado teimava em manter-se tal como tinha iniciado, tudo a zero. Na segunda parte, erros defensivos e uma perda de bola originou o resultado favorável para as comandadas por Manuel Graça. Três golos sem resposta foi o desfecho final deste encontro que ditou o primeiro lugar para o Rio Ave FC e a segunda derrota consecutiva para a equipa de Emanuel Moreira. No final o técnico do Marco argumentou, resignado, “Dar os parabéns à excelente estrutura do Rio Ave FC, felicitando-os pela vitória. Defrontamos a melhor equipa deste campeonato, muito motivada, muito experiente, muito dinâmica fruto da capacidade individual do leque de atletas experientes que a compõem. Continuar a trabalhar com a mesma convicção, como até aqui, pois este grupo tem muito para aprender e muitas conquistas fruto da crença, entrega e empenha de todos quantos o compõem.” Diga-se de passagem, que esta dupla jornada não foi favorável para Marco defrontar as equipas à beira mar. Haverá com certeza dias melhores pela frente e nada está perdido.

O último jogo do sábado estava reservado para o CDC Santana Vs. Citânia Sanfins FC e que jogo para as maiatas. Entraram no jogo muito fortes e com a determinação de arrumar com a questão cedo, mas a boa estrutura defensiva das pacenses não possibilitou mais do que a obtenção de dois golos até ao intervalo. Na segunda parte, o Santana acomodou-se com o resultado e quase via a estratégia montada cair por terra, quando o Citânia chega ao empate após dois golos quase seguidos. A partir de aqui, Nelson Ramos abana com a equipa e força o andamento. Nesta altura do outro lado, Carlos Alves apercebia-se dos sistemáticos erros defensivos da sua equipa e adivinhava o que se iria passar, mas não conseguiu evitar uma reta final demolidora do Santana que fez mais quatro golos até ao final da partida. No entanto, os dois treinadores tinham uma visão diferente do jogo, Nelson Ramos afirmou “vitória sem contestação. Fizemos uma primeira parte muito boa, fomos mais fortes do que elas e isso refletiu-se nos dois golos. Na segunda metade, relaxamos um pouco e o Citânia aproveitou e ainda beneficiou de um auto golo, mas depois acordamos para uma exibição fantástica. Parabéns às minhas meninas pela atitude empregue em campo”, no entanto, Carlos Alves não contesta a vitória mas, “ acho o resultado demasiado expressivo para o que aconteceu no jogo. Não tiro o mérito ao adversário, mas foram os nossos erros que condicionaram este dilatar do marcador. Achei um jogo demasiado equilibrado para um resultado tão expressivo. No entanto, parabéns ao Santana pelo concretizar das oportunidades que teve.” Lembrar aos mais distraídos, que na próxima segunda-feira o Citânia defronta o Paraíso da Foz em jogo de atraso.

No domingo a jornada fechou em Corim com o jogo entre o ASS Amanhã da Criança e o Jornada Mágica ADC. Apesar de ambas as equipas procuram o golo, o Amanhã da Criança foi mais eficaz nas oportunidades criadas, principalmente na primeira parte. Com um futsal mais curto e apoiado, a equipa de André Marinho foi quem mais fez para obter os três pontos. Três golos a um foi o resultado final em que coloca o Amanhã da Criança a meio da tabela e o Jornada Mágica nos lugares mais a baixo. André Marinho confirma que foi um bom jogo entre as duas equipas, “acabou por ser um jogo de futsal jogado a um bom ritmo e com ambas as equipas á procura de golos sendo a nossa a mais competente. Cumprimos frente a uma equipa com a qual nunca é fácil jogar o nosso futsal mais curto e apoiado e que coloca em campo uma agressividade por vezes acima do razoável.”
 
Findo que está a primeira volta, o que se destaca mais nesta fase é a liderança perdida pelo Oliveira do Douro, onde andou durante quase toda a primeira volta e a ascensão do Rio Ave ao primeiro lugar, transmitindo um trabalho bem realizado. Mas ainda falta muito campeonato e há muitas pretendentes aos lugares de subida. Do oitavo lugar para cima, tudo será possível e como se diz na gíria portuguesa “até ao lavar dos cestos é vindima”.

Por hoje é tudo, vemo-nos para semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário