Plantel 2016/2017

Plantel 2016/2017

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Comentário da 15ªJornada por Miguel Reis

Rio Ave “descansa” e perde liderança
 
Aproveitando o descanso dos, até então, líderes Rio Ave, o Oliveira do Douro ascende, mais uma vez, ao primeiro lugar. 

E para isso teve de bater as pacenses do Penamaior.
Jogo que estava agendado para sexta-feira, o Penamaior tinha uma tarefa difícil para levar à melhor esta formação do mister Ivo Soares. Talvez com demasiado excesso de confiança, as durienses encaram o jogo de forma leviana e com muito pouca concentração. Não foi de estranhar que em apenas cinco minutos, as forasteiras já estavam “tapadas” com as cinco faltas e fez com que o Penamaior acredita-se que podia discutir o jogo e aproveitar esse facto. Mas nem o falhanço de um livre de dez metros desanimou as pupilas de Daniela Silva, que chegaram minutos depois ao golo. Numa primeira parte dominada pelas caseiras, o Oliveira do Douro viu-se em maus lençóis e pedia-se o intervalo para reformular as ideias. Com um Penamaior transfigurado para melhor, não foi de estranhar que as pacenses chegassem ao descanso a vencer um jogo que dominavam. No entanto, as palavras do mister do Oliveira do Douro ao intervalo devem ter surtido efeito, pois ao minuto nove da segunda metade, o Oliveira do Douro restabelece a igualdade e dá novo alento ao, já bom, jogo presenciado. Este golo deu alento às forasteiras, mas foi o Penamaior que protagonizou o lance polémico do jogo, após remate à baliza, a bola embate na barra e, alegadamente terá entrado, para depois ser retirada pela jogadora adversária, segundo o Penamaior, “…através de um bom remate da Marta Ribeiro que bate na barra, entra e posteriormente é retirada pela atleta adversária, golo este, que nos daria maior tranquilidade mas devido ao mau posicionamento da dupla de arbitragem, estes não o validaram, se na hora fiquei com duvidas aquando a visualização do vídeo passaram a certezas”. Mas o jogo estava longe de estar resolvido, apesar da polémica, o Penamaior ainda teria mais motivos para se sentir frustrado, quando vê ao minuto 21’, o adversário marcar o golo vitorioso. Até final da partida foi um sufoco para as comandadas por Ivo Sores que ainda viram a trave negar o golo do empate às pacenses.
No final era notória a frustração e alguma revolta de Daniela Silva pelo resultado, “Antes de mais e apesar da derrota, quero dar os parabéns à minha equipa, neste jogo foram grandes, arrisco-me a dizer que terá sido o nosso primeiro jogo "a sério", deixaram tudo em campo, lutaram e acima de tudo jogaram até ao último segundo da partida, se mantivermos esta atitude certamente que a conquista dos três pontos não tardará a chegar.
Ivo Soares foi mais lacónico, “Jogo muito difícil para nós e fizemos o pior, complicámos ainda mais.
Entrada muito má da nossa equipa, completamente desorganizada e em cinco minutos de jogo já tínhamos chegado às cinco faltas. As nossas decisões perto da baliza adversária eram muito precipitadas e sem objetividade. Deste jogo vale os três pontos conquistados.

Apenas de referir, que neste jogo a atleta Jéssica Pedrosa, do Oliveira do Douro, lesionou-se com alguma gravidade e desejamos uma recuperação rápida.


À mesma hora a equipa da Casa F. C. Porto Rio Tinto recebia o Paraíso da Foz. A equipa da casa entrou algo ansiosa, pois via a grande possibilidade de obter a primeira vitória. E foi com esse pensamento que entraram em campo, mas a vontade não correspondeu ao que fizeram em campo. Como equipa, o C.F.C.P. Rio Tinto nunca funcionou como tal e isso foi fatal para a equipa de Jaime Cabral. Mas do outro lado estava uma equipa bem organizada que com uma pressão alta foi capaz de anular qualquer tentativa de resposta das caseiras e não foi de estranhar que aproveitados dois passes errados da defensiva do C.F.C.P. Rio Tinto, o Paraíso da Foz chegou aos dois golos. Resultado que fechou a primeira parte deste encontro nem sempre bem jogado por ambas as partes. Na segunda metade, Jaime Cabral altera algumas peças e dá uma “injeção” de motivação e isso viu-se na atitude da equipa que começou a desenvolver transições com mais perigo para a baliza adversária. Certo que com dois golos de vantagem, a equipa do mister Paulo apostava mais no contra-ataque na procura de surpreender o adiantamento do adversário na quadra. Com o avanço do jogo a ansiedade continuava a apoderar-se das portistas de Rio Tinto e por insistência o golo acabou por aparece, mas já era tarde para recuperar.
Resultado positivo para o Paraíso e um sabor amargo para Jaime Cabral que afirmou “…acabamos por ter várias ocasiões de golo mas por falta de experiência das minhas atletas não marcamos. Acabamos por fazer um golo merecido já perto do final não chegou. Tenho que dar os parabéns as minhas atletas, porque não desistiram, e o resultado acaba por ser bom para o Paraíso, porque aproveitou muito bem os nossos erros.


No Jornada Mágica Vs. Póvoa Futsal, apenas podemos ler o resultado, pois não tivemos qualquer repercussão sobre este jogo. Apenas de salientar que a treinadora do Jornada Mágica, Liliana Ponte regressou aos pontos frente a uma equipa que aspira subir de divisão. Já o Póvoa começa a deixar fugir os seus adversários diretos e vê o Amarante aproximar-se a passos largos. Mas ainda há muito campeonato pela frente para retificar processos, certamente.

No sábado, um frente a frente muito curioso. Dois treinadores muito emotivos e que defendem as suas equipas como poucos. Nelson Ramos e Emanuel Moreira apostavam num jogo de qualidade e bem disputado. O Santana entrou bem melhor no jogo, talvez a tentar dar uma melhor imagem do que a que deixou na semana passada. Com uma entrada forte e com pressão alta, Nelson Ramos viu a sua equipa chegar ao primeiro golo após a conversão de um canto. Mas O Marco 09 num contra-ataque rápido chega ao empate, resultado que levaria as duas equipas ao intervalo. Com os pontos repartidos até então, a segunda metade seria decisiva para ambas as equipas. Ambas  estavam taticamente muito aproximadas e o empate já se adivinhava, no entanto, Nelson Ramos queria mais. Achava que deveria vencer este jogo e aposta no 5x4. Mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro. Num roubo de bola, com alguma sorte à mistura, o Marco chega ao golo vitorioso o que deixa um amargo de boca na equipa do Santana que estava convicta que poderia vencer um jogo onde, na grande maioria, foi superior. Mas no futsal quem arrisca, arrisca-se…
Nelson Ramos estava inconformado com este resultado, “Este jogo foi a prova de que nem sempre ganha quem mais corre, mais remata, mais ataca..., depois de uma semana menos boa a equipa respondeu muito bem ao que lhes foi pedido…parabéns ao Marco pela vitória mas mais uma vez saímos deste jogo com um sabor amargo ou falta da estrelinha da sorte porque quem esteve presente viu que tentamos ganhar o jogo durante os quarenta minutos, em momento algum recuamos as nossas linhas e sofremos dois golos em duas perdas de bola. Obrigado a todos os nossos adeptos e foram muitos e vamos levantar a cabeça meninas porque sábado há mais.
Emanuel estava mais contente com o resultado do que com o jogo em si, “Vitória sofrida diante de uma equipa organizada, empenhada e motivada. A equipa da AD Marco 09 é muito jovem, inexperiente nestes campeonatos e por vezes ingénua. Neste jogo isso foi por demais evidente. Tivemos uma atleta que aquando da sua substituição, saiu com problemas respiratórios não conseguindo jogar mais. Esse episódio intranquilizou todo o grupo, que ficou bastante apreensivo com o seu estado, “desligando-se” do jogo de forma inconsciente, falhando inúmeros passes, posicionamentos e abordagens aos lances. No final fomos premiados com a vitória, muito importante para alcançarmos os objetivos delineados no início da época, contudo outro resultado não seria de todo inaceitável fruto do que se passou no decurso do jogo. Uma palavra de apreço à bem organizada equipa do CDC Santana e toda a sua estrutura”

Meia hora após este jogo começava o encontro que opunha o A.D. Amarante Vs. Citânia Sanfins F.C. e o A.D. Amarante aproveitou o empate do Póvoa para se aproximar das poveiras onde apenas se encontra a um ponto de distância. Jogo como muito outros, muito equilibrado. Com uma marcha do marcador impropria para “cardíacos”, o jogo começou com o golo das forasteiras comandadas por Carlos Alves para logo depois o Amarante igualar com um excelente golo a culminar um remate sem preparação da atleta amarantina. A primeira metade registava um empate a uma bola, num jogo muito equilibrado. E esperava-se o mesmo para a segunda parte. A jogar em casa, o A.D. Amarante aumentou o ritmo à procura dos três pontos e conseguem bisar numa jogada de envolvência. Mas o jogo “louco” que estas duas equipas proporcionavam só podia proporcionar mais golos. Pouco depois o Citânia Sanfins igualava a partida e já todos pensavam que devido ao equilíbrio, o empate seria o mais justo, o A.D. Amarante tira um “coelho” da cartola e faz o terceiro arrematando assim um jogo muito equilibrado em que se aceitava o empate. Vitória para o A.D. Amarante que assim se aproxima do lote de equipas com aspirações de subida. Já o Citânia Sanfins encontra-se em oitavo lugar e não vence há quatro jogos.
Carlos Alves comentou no final, “…resultado injusto porque nenhuma das equipas merecia perder devido ao equilíbrio nas oportunidades e de salientar uma boa equipa de arbitragem.”

Com o descanso do A.S.S. Amanha Criança e Rio Ave, que beneficiou mais com este descanso foi no Oliveira do Douro que como venceu esta jornada volta a um lugar que conhece bem, o primeiro, relegando o Rio Ave para a segunda posição a apenas dois pontos, mas menos um jogo. Este campeonato está realmente a superar as expectativas, pois a mudança constante de líderes é surpreendente o que só sobressai a qualidade equitativa das equipas. Ainda a “procissão vai no adro” e temos muito campeonato pela frente, mas não deixa dúvidas que as candidatas começam a perfilar na grelha da partida para obter os melhores lugares, lugares esses, que dão acesso à 1ª Divisão. E nós estaremos aqui para contar tudo.

Por hoje é tudo. Vemo-nos para a semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário